Escolha uma Página

As competências técnicas e comportamentais se referem aos diversos atributos que uma pessoa tem e que podem ser definitivos na escolha dos recrutadores durante um processo seletivo de uma empresa, por exemplo.

Mas, o fato é que as pessoas não apontam esses atributos de maneira uniforme. Para entender melhor, continue a leitura.

  • COMPETÊNCIAS TÉCNICAS

Se referem à aptidão para empregar os meios disponíveis e são atributos relacionados ao conhecimento em relação a sua experiência profissional e acadêmica, como:

  • Conjunto de conhecimentos.
  • Habilidades e experiências de uma especialização requerida para a realização técnica de uma determinada operação ou atividade.

Exemplos: formação técnica, formação em engenharia, habilidade em cálculos numéricos, conhecimento de matemática financeira, domínio de idiomas, análise de dados, conhecimento de softwares, gestão de projetos, comunicação escrita, entre outros.

Lembrando que algumas delas podem ser aprendidas em treinamentos.

  • COMPETÊNCIAS COMPORTAMENTAIS

Apontam a existência de características pessoais compatíveis com as exigências do cargo, com habilidades mais focadas individualmente, que transpõem os contatos internos e externos da empresa.

Exemplos: Comunicação, iniciativa, orientação para aprender, autoconfiança, tenacidade, tomada de decisões difíceis, raciocínio crítico, proatividade, liderança, colaboração, criatividade, temperamento, atitude, entre outros.

Competências comportamentais são também um “conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que afetam a maior parte do trabalho de uma pessoa, e que se relacionam com o desempenho na empresa; a competência pode ser mensurada, quando comparada com padrões estabelecidos, e desenvolvida por meio de treinamento”.

As competências comportamentais são aquelas aptidões que dizem também ao respeito às atitudes e aos hábitos dos profissionais, tanto dentro, quanto fora das empresas, que contribuem de forma significativa para que este tenha uma desenvoltura cada vez melhor, não só na execução de suas atividades, mas também em sociedade em que vive.

Todas as pessoas são diferentes e precisam ser tratadas de forma distintas. Cada ser humano é único. Não existe outro ser igual a você.

Agora, que conhecemos um pouco de cada uma dessas competências, podemos usá-las com mais equilíbrio. Lembrando sempre que, entendendo este processo podemos ajudar a empresa a encontrar pessoas certas para o cargo correto. Mas, sabendo sempre que o equilíbrio é o nosso maior objetivo.

Sendo que o profissional ideal é aquele que detém a personalidade e o conhecimento para desempenhar uma função.

Desta forma. é possível aplicar este conceito em médias e pequenas empresas. Para isso, é preciso ter vontade de inovar e uma liderança para fazer acontecer.

Estamos à disposição para te ajudar!

Entre em contato conosco:

Engenharia de Produção: (12) 2139-9711


Artigos Relacionados