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Esse é a ferramenta que todas as empresas têm que ter quando se fala de gestão.

Esta ferramenta propõe 4 etapas para gerar ciclos de melhoria contínua na empresa. 👇

🔸️PLAN: Planejar metas ou iniciativas. Identificar problemas e as causas raízes para construir planos de ação. Nessa fase utiliza o 3Q’s: “Que”, “Quem” e “Quando” é necessário atribuir esses elementos para as ideias e projetos não ficarem soltos, sem o pai da criança e sem um prazo estipulado.

🔸️DO: Executar o plano e implementar as ações. As equipes devem ser treinadas, o objetivo tem que estar claro e todos na mesma página, a comunicação deve ter qualidade para que o time entenda tudo que deve ser feito com propriedade.

🔸️CHECK: A execução deve ser acompanhada e monitorada com indicadores, relatórios e reports. Não precisa esperar acabar o mês ou ciclo de melhoria, para fazer as intervenções para melhorar a performance em direção a meta. Durante a própria execução, você gera inputs de melhoria para otimizar os resultados que estão sendo gerados com o “DO”.

🔸ACT: Agir corretivamente e avaliar. Muitas empresas erram em pular essa etapa depois do ciclo de melhoria, porque esse é o momento de fazer o debriefing e saber como foi o desempenho da equipe e a implementação. Conforme você para avaliar e estabelecer: o que vai ser padronizado, o que vai ser mudado, quais serão as novas metas, você já está gerando um novo planejamento, então muitas vezes o ACT vai se fundir com o PLAN.

Toda empresa já faz e gira o PDCA, mas algumas fazem isso de forma inconsciente e aleatória e perde a qualidade e eficácia do método.

A filosofia do PDCA é planejar, executar, acompanhar e avaliar. O que funciona você intensifica, o que não funciona você descarta ou corrige. ✅

Gira o PDCA de maneira consciente em seu negócio que o resultado aparece! 👊


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