Escolha uma Página

A gestão de processos nas empresas é fundamental, principalmente pelo fato de que essa é uma prática que influencia o nível de competitividade do negócio no mercado. Quando uma empresa é capaz de organizar os seus processos, certamente ela consegue identificar oportunidades de melhoria mais facilmente, deixando-os mais eficientes.

Na Winnstal, o Setor de Processos é o responsável técnico de toda a fabricação interna da empresa e a principal atividade dos colaboradores é o desenvolvimento de itens novos: a área recebe a necessidade do cliente, faz uma análise crítica sobre o produto e determina o melhor método para fabricação, visando sempre à qualidade e prazo de entrega que atenda o cliente.

Além disso, o Setor de Processos também fica responsável pela preparação de procedimentos internos de produção, cotação de novos itens, atendimento de suporte técnico à linha de produção, análise técnica de não conformidades e preparação dos documentos internos para suportar as auditorias internas e externas.

Ressaltando que os setores de selagem e montagem, Tratamento de Superfície e Pintura são processos acreditados pela NADCAP, contemplando ainda a norma aeronáutica AS9100 Revisão D. Sendo que todas essas estruturas de processos contam com apoio da área de engenharia para faze acontecer.

Atualmente, a área conta com quatro processistas e uma programadora CNC.

Para David Luiz Santos, processista há 14 anos na empresa, o Processo é o ponto chave para determinar o melhor caminho de fabricação de determinado produto, garantindo a qualidade.

“Analisamos o projeto do produto e determinamos, por exemplo, qual a melhor máquina para usinagem e qual a sequência de fabricação que garanta um melhor resultado do serviço final”, disse.

O Setor de Processos da Winnstal já desenvolveu diversos projetos ao longo dos anos para diferentes clientes dos segmentos industriais, como aeroespacial, naval, indústria bélica, setor de defesa e área de saúde.

 

GESTÃO DE PROCESSOS

 

Criado por Michael Porter, esse conceito consiste na representação do conjunto de atividades desempenhadas por uma organização.

Conhecer todos os fluxos de atuação da empresa permite uma visão holística, ajudando a ter processos claros e bem definidos.

A gestão/setor de processos ajuda a identificar os fluxos e, dessa maneira, possibilita corrigir possíveis falhas e otimizar o trabalho.

 

BENEFÍCIOS DO SETOR DE PROCESSOS

 

São vários, entre eles:

  • Rapidez e qualificação na tomada de decisão

Quando os processos e os indicadores ficam visíveis e alinhados, é muito mais fácil tomar decisões.

 

  • Redução de custos e melhor distribuição de recursos

Nesse caso, a gestão de processos ajuda a corrigir possíveis problemas, evitando desperdícios.

 

  • Melhor aproveitamento do tempo

São muitas as tarefas que fazem parte do setor de processos de uma empresa. Com boa gestão, é possível avaliar se todas estão sendo realizadas no tempo que deveriam.

 

  • Aumento da satisfação do cliente

Um dos principais papéis da gestão de processos é fazer com que a empresa cumpra a sua proposta de valor, impactando diretamente na experiência de consumo.

 

  • Qualidade nos serviços e produtos

Quando os processos funcionam, a organização e a produtividade tendem a ser maiores, impactando positivamente na qualidade dos serviços e produtos.

 

Saiba mais sobre os nossos produtos e serviços, clicando aqui.


Artigos Relacionados