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A carreira de piloto de avião é vista por muitos como uma profissão dos sonhos: altos salários, a possibilidade de viajar para lugares diferentes e não ter uma rotina rígida. Mas para atingir esse status, é preciso se preparar bastante.

Você sabe que a carga horária mensal não pode ultrapassar 85 horas de voo? E quanto tempo de prática é necessário para se tornar um piloto de aviação comercial? A seguir, vamos falar um pouco mais sobre essa carreira.

Formação de um piloto

Quem deseja se tornar piloto precisa ter o ensino médio completo. Não há obrigatoriedade de um curso superior, mas para atingir patamares mais altos, cursos como o de Ciências Aeronáuticas (quatro anos de graduação) garantem a abertura de portas no mercado. Há também a alternativa de se tornar Tecnólogo em Pilotagem Profissional de Aeronaves, curso com duração de dois anos.

Um ponto importante, que pode fazer a diferença ao longo da carreira, é o domínio de outros idiomas, em especial o inglês.

O início da trajetória costuma ser em aeroclubes ou escolas de aviação, onde os candidatos aprendem conteúdos que serão fundamentais quando fizerem a prova teórica da ANAC (Agência Nacional de Aviação), órgão que regulamenta a profissão.

Antes da matrícula, é preciso fazer um exame em hospitais da Aeronáutica ou clínicas particulares autorizadas pela ANAC para obter o Certificado Médico Aeronáutico (CMA).

Aulas práticas em escolas certificadas pela ANAC completam a parte básica do aprendizado.

Horas de voo

O passo seguinte é acumular no mínimo 35 horas de voo em alguma escola, para obter a licença de Piloto Privado, que ainda não permite trabalho remunerado, mas é uma etapa necessária antes de retomar os estudos teóricos, de maneira mais aprofundada, e encarar novamente a prova da ANAC.

A parte teórica do curso costuma durar três meses, com matérias que incluem conhecimentos técnicos, meteorologia, teoria de voo, navegação aérea e regulamentos de tráfego aéreo.

Após a conclusão dessa etapa, os alunos devem responder a uma prova escrita com cem perguntas, aplicada pela ANAC, e acertar pelo menos 70% das questões para serem aprovados.

Somente após o acúmulo de 150 horas de voo é que o piloto pode se inscrever na avaliação da agência para obter a licença de Piloto Comercial. É um processo que exige bastante planejamento financeiro

Piloto Comercial

O processo é parecido ao realizado para conseguir a licença de piloto privado, com duração de três meses e envolvendo estudos teóricos e práticos, com maior nível de exigência. Isso vale também para o exame médico, que será mais criterioso nessa fase.

A parte prática do curso de piloto comercial exige pelo menos 115 horas de voo. Ao final do treinamento, os alunos realizam um voo de avaliação, que também é submetido a um examinador credenciado pela ANAC.

Se aprovados com mais de 70% de acerto, tornam-se pilotos comerciais e ficam habilitados a exercer funções remuneradas em áreas como táxi aéreo, transporte de pequenas cargas e voos executivos.

Com esse número mínimo de horas, o piloto iniciante costuma rechear seu currículo como instrutor de voo e fazendo táxi aéreo, para acumular experiência e poder se candidatar a vagas em empresas maiores – algumas delas exigem de 500 a 1.500 horas de voo, por exemplo.

Para assumir o cargo de comandante de uma aeronave é preciso ter uma aprovação especial do conselho e passar por um teste psicológico, além das mais de 1.500 horas de voo.

A profissão de aeronauta, que também é composta pelos outros cargos que compõem a tripulação de um avião comercial, tem uma lei que estabelece regime de trabalho, remuneração, direitos e deveres dos profissionais e de seus contratantes.

A escala de trabalho dos pilotos varia, mas é necessário um descanso mínimo de 12 horas entre voos diurnos, e de 24 horas entre os voos noturnos.

O piloto de avião licenciado também pode escolher a carreira militar, pilotando caças, bombardeiros, aviões de transporte de tropas ou presidenciais. Para isso, é necessário prestar concurso para a Academia da Força Aérea.

Atualmente, são 10.842 pilotos em atividade no país, segundo o 6º Anuário Brasileiro de Aviação Civil. O número de pro­fissionais do transporte aéreo na aviação civil chegou a 137.742.


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