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Mais um projeto entregue com sucesso!

Você saberia dizer o que o Praetor, o C-390 Millennium e o E195-E2 têm em comum?

São todos aviões produzidos pela Embraer, a 3ª maior empresa fabricante de aviões do mundo.

O que a Winnstal tem a ver com tudo isso? Muita coisa: montamos o piso do E190 E2 da Embraer e fabricamos milhares de peças mensalmente.

O E2 é um dos aviões comerciais mais avançados do mundo, e somos os responsáveis pela montagem estrutural do piso da dianteira E2, parte importantíssima da aeronave, uma tecnologia que necessita de muita experiência, treinamento e qualificação.

Esse processo tem uma grande variedade de tecnologias envolvidas.

  • Materiais de diversas ligas
  • Peças usinadas de alta complexidade
  • Peças estampadas em prensa de borracha
  • Peças dobradas e pintadas

Eles são unidos um processo de montagem utilizando rebites, pinos e colagem, passando por posterior pintura.

Todo o processo é feito por meio de ferramentais que garantem a intercambialidade da montagem.

São várias etapas até chegar ao produto, e não pode ter nenhum tipo de problema. Nosso cliente precisa receber a montagem 100% garantida.

Também utilizamos cartas de CEP em nossos processos da montagem, tudo isso é monitorado por sistema de Bluetooth, garantindo todo o controle de furação e montagem.

Para isso, trabalhamos com uma equipe altamente qualificada, treinada e experiente no setor da aviação, com domínio sobre o processo e cultura aeronáutica.

E190 E2: A nova geração dos E-Jets tem motores com consumo de combustível mais baixo, aumentando o alcance das aeronaves e controle de voo totalmente ‘fly-by-wire’ (FBW), tecnologia que eleva significativamente o nível de automação do avião.

A Embraer também desenvolveu novas asas para os jatos da família E-Jet. O modelo E190 E2, por exemplo, ganhou cerca de cinco metros de envergadura, o que, segundo a fabricante, colabora para reduzir o consumo de combustível durante os voos.

Uma combinação de capacidade e alcance em uma família de aeronaves de alto desempenho, o E2 é, de acordo com a Embraer, a ferramenta ideal para operadores que desejam entrar em novos mercados e aproveitar novas oportunidades.

O E190 E2 tem capacidade para até 114 passageiros, em classe única, e a primeira unidade foi entregue em abril de 2018, com versatilidade para percorrer distâncias. O valor dessa aeronave pode chegar a quase US$ 60 milhões.

CURIOSIDADES

Apelidado de Profit Hunter (caçador de lucros), o E190 E2, parte da família E2 de jatos avançados da Embraer, é conhecido assim por causa de seu alto desempenho e baixo consumo de combustível, oferecendo os menores custos operacionais e maiores rendimentos para as companhias aéreas, mas conforto para os passageiros e espaço para suas malas, menor emissão de ruído e menor impacto no meio ambiente.

Ainda segundo a fabricante, as aeronaves têm um custo por viagem no mínimo 20% menor do que os jatos concorrentes maiores.

O E190 E2 recebeu a certificação da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) em fevereiro de 2018 e a primeira unidade foi entregue à companhia aérea norueguesa Widerøe em abril do mesmo ano.

O jato também se torna a aeronave com os intervalos de manutenção mais longos no mercado de aviões de corredor único com 10 mil horas de voo para atividades básicas de manutenção sem limite de calendário para utilizações típicas de E-Jets.

PASSO A PASSO DA MONTAGEM

A fabricação de um avião comercial como esse é um procedimento bastante complexo, que envolve cerca de 2.000 pessoas nas inúmeras etapas de produção. E cada passo precisa ser realizado em uma ordem correta para o sucesso final.

  • O E190-E2 é primeiro modelo da nova geração de jatos comerciais da Embraer.
  • Primeira etapa de fabricação é montagem da fuselagem e pintura.
  • Na 2ª etapa, são instalados sistemas de controle de voo, janelas, estabilizadores, asas, trem de pouso e radar meteorológico.
  • Na 3ª etapa, são instaladas portas, sistemas de pressurização da cabine e os dois motores.
  • Em seguida, há os últimos ajustes na parte externa e finalização da parte interna.
  • Por fim, são feitos testes em solo e em voo.

Com pintura remetendo a um tubarão, O E190 E2 partiu em abril desse ano (2022) da sede da Embraer em São José dos Campos para uma turnê pelo Vietnã. Com paradas em Hanói, Ho Chi Minh City e Con Dao, o avião demonstrou sua eficiência de combustível, baixa emissão de ruído e ótimo desempenho em pistas curtas.

AGRADECIMENTO

Deixamos aqui o nosso agradecimento à Embraer pela confiança em mais um desafio.

E se você ficou interessado, clique aqui e fale conosco.


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